ASSOCIATIVISMO: um grupo de pessoas ou de entidades em busca de interesses comuns, sejam eles econômicos, sociais, filantrópicos, científicos, políticos ou culturais.
Para alcançarem seus OBJETIVOS, necessitam, também, de confiança, cooperação, ajuda mútua, o que nos remete ao conceito de capital social. Assim, as associações, e a forma como reúnem seus objetivos, mesmo que não sejam lucrativos, devem adotar métodos de trabalho que estimulem o fortalecimento do capital humano e social, favorecendo sua forma de organização e motivação das pessoas envolvidas.
Valores do cooperativismo: ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade, solidariedade, e valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelo seu semelhante.
Democracia vem da palavra grega "demos", que significa povo e "kracia", que significa governo. Nas democracias é o povo quem detém o poder de governar e exerce esse poder por meio da escolha de seus representantes.
Promover o desenvolvimento diz respeito a fazer escolhas e decidir sobre o futuro das pessoas. Quem possui autoridade, representatividade e legitimidade para decidir sobre isso????
O desenvolvimento é uma tarefa de todos, pois o sentido do desenvolvimento é a qualidade de vida das pessoas.
O conceito de empreendedorismo vem sofrendo constantes inovações. Ainda relacionado a práticas pró-ativas e inovadoras, gradativamente se abandona uma visão reducionista do empreendedorismo associado exclusivamente ao exercício de uma atividade econômica e se passa a lhe associar a qualquer atividade humana.
Planejamento Participativo e Gestão Compartilhada
Vivemos em um país de cultura estatista. A maioria pensa que as assim chamadas “políticas de desenvolvimento” são uma responsabilidade exclusiva do Estado. Entretanto, ao observarmos experiências bem sucedidas de desenvolvimento, descobrimos que na maioria dos casos existe um elevado nível de cooperação e parceria entre Estado, Mercado (entendido aqui como o conjunto dos agentes econômicos) e Sociedade (entendida aqui como o conjunto das organizações sociais, de todo tipo).
A intervenção do Estado ainda que necessária, imprescindível, insubstituível mesmo, não é suficiente para promover o desenvolvimento.
Para obter um alto nível de participação, é preciso adotar estratégias de planejamento e gestão compartilhada do processo de desenvolvimento. Tais estratégias permitem, através da experiência prática, o aprendizado necessário para que ela seja capaz de identificar potencialidades, oportunidades, vantagens comparativas e competitivas, problemas, limites e obstáculos ao seu desenvolvimento, a partir dos quais poderá escolher vocações, estabelecer metas, definir estratégias e prioridades, monitorar e avaliar resultados, enfim, a capacitação requerida para planejar e gerenciar, de forma compartilhada, o processo de desenvolvimento. E isto só é alcançado quando a participação de cada pessoa, com seu conhecimento, suas idéias e sonhos é ouvida, respeitada e levada em conta para a realização do objetivo comum.
As estratégias de planejamento e gestão compartilhada, por serem participativas, contribuem para o crescimento do capital humano e do capital social, ampliando as possibilidades de empoderamento da população local e facilitando a conquista da boa governança, que são algumas das condições necessárias para o desenvolvimento sustentável.
capital humano:O desenvolvimento exige o crescimento das habilidades, conhecimentos e competências das pessoas, o que tem sito conceituado como “capital humano”. Quanto maior o capital humano, melhores as condições de desenvolvimento, sendo cada um dos integrantes do grupo ESPECIAL E NECESSARIO.
LILIAN MIRANDA
Nos somos um grupo de mulheres rurais que têm como objetivo,desenvolver habilidades na busca da diversificação e aprimoramento de dons e talentos tanto em nossas propriedades como em nossas vidas. Buscamos o apoio mutuo neste terreno tradicionalmente masculino. Tentamos equilibrar delicadeza e firmeza, liderança e família, relacionamento pessoal e profissional, este é o resumo do que é uma mulher empreendedora rural, que é atual e dinâmica se adaptando ao mercado sem descuidar da família.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estes conceitos li e resumi a partir de artigos da Internet, em especial do site do SEBRAE.
ResponderExcluirEstamos às vésperas da eleição mais importante que nosso país já "enfrentou".
São estes os momentos que os cidadãos devem estar mais interessados em exercer seus direitos e deveres. Entre estes, participar ativamente para o desenvolvimento do nosso país.
E é a partir da conscientização, organização e participação que isto é atingido.
Participem de nossa Associação e da nossa cidadania.