terça-feira, 14 de setembro de 2010

A BANCADA RURALISTA NAS ELEIÇOES DE 2010



BANCADA RURALISTA O QUE É?
A bancada ruralista é um grupo de politicos que defendem os nosso interesses no Congresso e Sanado, mas podem fazer parte da bancada ruralista quaisquer politicos, que visem estimular e defender o produtor rural. Dentro da bancada há frentes parlamentares para defender setores agrícolas específicos como o setor sucro-alcooleiro a fruticultura, por exemplo.
A bancada ruralista é particularmente atuante na hora de contrapor-se a projetos de lei com o objetivo de promover a reforma agraria, da forma como está ocorrendo, sem organizaçao, desapropriando terras produtivas de quem vive dela. Aliás, foi para barrar as normas constitucionais nesse sentido que ela se constituiu, na Assembléia Nacional Constituinte, sob a inspiração da UDR ( Uniao Democratica Ruralista).

QUEM PODE FAZER PARTE?
Para classificar os parlamentares como ruralistas, utilizamos a declaração de cada deputado sobre suas fontes de renda, conforme consta no site da Câmara dos Deputados – Pesquisa Deputados. Foi considerado como membro potencial da bancada ruralista o deputado que declarou, entre as suas principais fontes de renda, alguma forma de renda agrícola. È fundamental que se faça esta distinção, pois parlamentares que não tenham vinculo real ( ex: vinculo de parentesco – propriedade do pai, do tio) podem não ter o interesse e envolvimento necessário para levantar a bandeira ruralista.

O número de membros da bancada ruralista supera o das cinco maiores bancadas partidárias, no entanto estamos sendo sufocados pelo governo Lula. Nossa representatividade já foi de 116 parlamentares, hoje é apenas 90, sua maior parte encontra-se no PMDB e DEM, mas conta também com os seguintes partidos:
PMDB
DEM
PSDB
PP
PR
PSB
PDT
PTB
PTS.

FONTE: http://www.inesc.org.br/biblioteca/publicacoes/artigos/ARTIGO%20BANCADA%20RURALISTA%202007.pdf

CNA E A FRENTE PARLAMENTAR DE AGROPECUARIA
A CNA mantém um arsenal institucional a serviço dos parlamentares ruralistas. De pesquisas e informações econômicas, passando por assessoria técnica, até mesmo sugestões de redação de projetos de lei. "Política tem que ser essencial para os produtores tanto quanto comer e dormir", filosofa KÁTIA ABREU, uma das mais aguerridas lideranças ruralistas do Congresso. "Mas temos que participar não só das eleições de 2010".
Batizada oficialmente como Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a bancada ruralista tem hoje 266 deputados e senadores filiados. Mas a "tropa de choque" efetiva se resume a 90 congressistas. A Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) reúne 227 congressistas, mas apenas 30 membros têm atuação decisiva nas disputas de bastidores. Ou seja, o movimento politico dos ruralistas poderia aumentar essa "tropa de choque" para até 240 parlamentares. "Se dobrar mesmo, será ótimo. Mas os eleitos têm que se comprometer com as demandas do setor", diz Kátia Abreu.

BANCADA RURALISTA NO SENADO FEDERAL
No Senado, onde a bancada é mais reduzida, os líderes ruralistas esperam o reforço de candidatos de peso, como o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), e dos deputados Abelardo Lupion (DEM-PR), Waldemir Moka (PMDB-MS) e Dagoberto Nogueira (PDT-MS), além da jornalista Ana Amélia Lemos (PP-RS). Na Câmara, o reforço deve vir de presidentes e dirigentes de sindicatos rurais. As novas estrelas podem ser o ex-vice-governador Rogério Salles (PSDB-MT), o megaprodutor rural Eduardo Moura (PPS-MT) e o presidente da federação de Goiás, José Mário Schreiner (PP).

Obs: O Lupion é ficha suja!!! ( destaque nosso)

Pré-candidato ao governo do Paraná, o senador Osmar Dias (PDT-PR) atribui as dificuldades em aprovar a reforma do Código Florestal ao tamanho reduzido da bancada ruralista. "Mas o setor despertou, entendeu que o Congresso interfere na vida diária dos produtores", diz. "As cooperativas também acordaram que, sem representantes, perdem espaço econômico e político. Por isso, vão nos ajudar", afirma o senador ruralista.

FONTE: http://www.canaldoprodutor.com.br/comunicacao/noticias/bancada-ruralista-pretende-dobrar-de-tamanho-com-doacoes-de-cooperativas

MINHA MODESTA OPINIAO......
CANDIDATO A PRESIDENTE: A bancada não apóia formalmente nenhum candidato à Presidência da República, embora analistas apontem tendência favorável a JOSÉ SERRA (PSDB) em razão da suposta tolerância das candidatas Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) cominvasões de terra, não haverá apoio nem retaliação.
GOVERNADOR: O candidato Osmar dias é ruralista, mas esta apoiando o PT, nesta eleição, por outro lado o ex-prefeito de Curitiba BETO RICHA, tem como vice FLAVIO ARNS, é um exemplo de honestidade, com os últimos escândalos do PT, ele saiu do partido.
CANDIDATOS AO SENADO: Roberto Requião (PMDB), Gleisi Hoffmann (PT), Ricardo Barros (PP) e Gustavo Fruet (PSDB). Para senador tá difícil!!! O REQUIÃO esta defendendo a bandeira do agronegócio, mas eu particularmente acho ele um grosso!!

CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL DA BANCADA RURALISTA QUE TEM FICHA LIMPA:
ALEXANDRE KIREEFF
REINHOLD STEPHANES
MOACIR MICHELETTO
LUIZ CARLOS HAULY
Com os deputados federais nao dá para errar!!!






Pessoal sei que é um saco escolher seu candidato quando há vários, por isso fiz este resumo básico para vocês conhecerem o trabalho que esta sendo feito em nosso nome e defendendo os nossos interesses!! Por isso vmos tomar o cuidado de cruzar as informações e fazer a seguinte equação:
CANDIDATO QUEVC CONHECE+FICHA LIMPA + BANCADA RURALISTA + SER DO NOSSO ESTADO =BOA OPÇÃO!!

Não é muito fácil, mas vamos tentar aumentar nossa representatividade e força política!!!

Tatiana Cirino

Nenhum comentário:

Postar um comentário