segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Business Plan

Empreendedorismo

Plano de negócios: que bicho é esse

A abertura de um novo negócio não pode ser uma aventura. Ao se identificar uma nova oportunidade, deve-se analisar a sua viabilidade econômica, efetuar-se um planejamento bem detalhado, antes de iniciar-se o novo empreendimento. Mas qual é a ferramenta ideal para se realizar este planejamento, para avaliar-se a sua viabilidade econômico-financeira?

Ela é o Plano de Negócios. Ele é um documento que contém todas as características do futuro negócio, suas estratégias operacionais e de marketing, a análise de seus custos bem como dos resultados possíveis de serem obtidos dentro de cenários pré-definidos.

Muitos empresários iniciam seus negócios e tiveram sucesso, graças à oportunidade do negócio. Outros, porém, não alcançaram os mesmos resultados, tiveram negócios de vida curta justamente por não levarem em conta as possíveis dificuldades e necessidades operacionais da sua futura empresa.

O Plano de Negócios deve conter informações precisas e preciosas que venham a trazer uma maior tranqüilidade no momento da tomada de decisão quanto à implementação do futuro empreendimento. Ele é uma ferramenta que possibilita uma visão antecipada de eventuais necessidades de recursos, de suas fontes alternativas, de suas atividades operacionais e principalmente de sua viabilidade econômica.

Seu objetivo é o de responder algumas perguntas básicas, em especial para os empreendedores que não conhecem bem o ramo a que pretendem dedicar-se, tais como:

- qual é o meu negócio?

- aonde quero chegar com meu novo empreendimento?

- o que e a quem pretendo vender?

- quais são as estratégias que serão adotadas envolvendo: produto, preço, comercialização e distribuição?

- quais são os pontos fortes e fracos do futuro empreendimento?

- qual é o valor necessário a ser investido?

- qual é a tributação incidente sobre o futuro empreendimento?

- que retorno será obtido pelo futuro negócio?

- valerá a pena investir?

O plano de negócios é uma ferramenta de planejamento que possibilita uma análise crítica da viabilidade do novo negócio levando-se em conta:

- a redução de riscos e possibilidade de sucesso;

- possibilitar a execução de simulações econômico-financeiras e operacionais;

- permitir um conhecimento maior e mais preciso do negócio.

O Plano de Negócios é essencial para a análise de um novo empreendimento, porém é essencial que também se conheçam os aspectos complementares envolvidos, tais como: a época e as circunstâncias de oportunidade, o mercado onde pretende implantar-se o novo empreendimento, as características culturais e técnicas dos seus sócios e principalmente o seu envolvimento com o novo negócio.

Todo novo empreendimento possui riscos diretos ou indiretos. Para que se tenha uma prévia avaliação de sua viabilidade, de todos os aspectos inerentes ao novo negócio, são necessárias ferramentas que possibilitem o conhecimento prévio das variáveis favoráveis e desfavoráveis para o seu sucesso.

É necessária a elaboração de um estudo que possibilite a mensuração e análise de todos os aspectos envolvidos buscando uma redução dos riscos e aumentando as chances de sucesso. A ferramenta mais adequada é a elaboração de um preciso Plano de Negócios.

Fonte: Saiba Mais - SEBRAE/PR

2 comentários:

  1. LEGAL ZEILA!!!!
    VOU PROCURAR SABER MAIS SOBRE ESTE PLANO DE NEGOCIOS....
    AFINAL ESTOU EXATAMENTE NESTE ESTAGIO!!!

    BJ

    ResponderExcluir