terça-feira, 14 de setembro de 2010

COM LICENÇA VOU A LUTA!!!


CURSO DO SENAR ONLINE
DIRECIONADO PARA
MULHERES DO CAMPO
EMPREENDEDORAS RURAIS. http://eadsenar.canaldoprodutor.com.br/cursos/com-licenca-vou-luta

Curso: Com Licença Vou à Luta
Programa: Empreendedorismo para mulheres
•Para quem é este curso:
Este curso é para mulheres empreendedoras da área rural.
•O que você vai aprender:
Conceitos de empreendedorismo, características de empreendedores de sucesso, diagnóstico da propriedade, planejamento, organização, controle e avaliação dos resultados de um negócio, aspectos gerais de leis trabalhistas, direitos e deveres do empregador e empregado, legislação ambiental, conceitos de liderança e características essenciais de um líder.


INICIATIVA DO SENAR PARA CURSOS ONLINE, RECOMENDO QUE TODAS FAÇAM E DIVULGUEM ESTES CURSOS, HÁ TAMBEM CURSOS DIRECIONADOS A UTILIZACAO DE INTERNET, HOTMAIL, SÃO CURSOS MUITO BONS!!

Aproveitem.

Tatiana Cirino

A BANCADA RURALISTA NAS ELEIÇOES DE 2010



BANCADA RURALISTA O QUE É?
A bancada ruralista é um grupo de politicos que defendem os nosso interesses no Congresso e Sanado, mas podem fazer parte da bancada ruralista quaisquer politicos, que visem estimular e defender o produtor rural. Dentro da bancada há frentes parlamentares para defender setores agrícolas específicos como o setor sucro-alcooleiro a fruticultura, por exemplo.
A bancada ruralista é particularmente atuante na hora de contrapor-se a projetos de lei com o objetivo de promover a reforma agraria, da forma como está ocorrendo, sem organizaçao, desapropriando terras produtivas de quem vive dela. Aliás, foi para barrar as normas constitucionais nesse sentido que ela se constituiu, na Assembléia Nacional Constituinte, sob a inspiração da UDR ( Uniao Democratica Ruralista).

QUEM PODE FAZER PARTE?
Para classificar os parlamentares como ruralistas, utilizamos a declaração de cada deputado sobre suas fontes de renda, conforme consta no site da Câmara dos Deputados – Pesquisa Deputados. Foi considerado como membro potencial da bancada ruralista o deputado que declarou, entre as suas principais fontes de renda, alguma forma de renda agrícola. È fundamental que se faça esta distinção, pois parlamentares que não tenham vinculo real ( ex: vinculo de parentesco – propriedade do pai, do tio) podem não ter o interesse e envolvimento necessário para levantar a bandeira ruralista.

O número de membros da bancada ruralista supera o das cinco maiores bancadas partidárias, no entanto estamos sendo sufocados pelo governo Lula. Nossa representatividade já foi de 116 parlamentares, hoje é apenas 90, sua maior parte encontra-se no PMDB e DEM, mas conta também com os seguintes partidos:
PMDB
DEM
PSDB
PP
PR
PSB
PDT
PTB
PTS.

FONTE: http://www.inesc.org.br/biblioteca/publicacoes/artigos/ARTIGO%20BANCADA%20RURALISTA%202007.pdf

CNA E A FRENTE PARLAMENTAR DE AGROPECUARIA
A CNA mantém um arsenal institucional a serviço dos parlamentares ruralistas. De pesquisas e informações econômicas, passando por assessoria técnica, até mesmo sugestões de redação de projetos de lei. "Política tem que ser essencial para os produtores tanto quanto comer e dormir", filosofa KÁTIA ABREU, uma das mais aguerridas lideranças ruralistas do Congresso. "Mas temos que participar não só das eleições de 2010".
Batizada oficialmente como Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a bancada ruralista tem hoje 266 deputados e senadores filiados. Mas a "tropa de choque" efetiva se resume a 90 congressistas. A Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) reúne 227 congressistas, mas apenas 30 membros têm atuação decisiva nas disputas de bastidores. Ou seja, o movimento politico dos ruralistas poderia aumentar essa "tropa de choque" para até 240 parlamentares. "Se dobrar mesmo, será ótimo. Mas os eleitos têm que se comprometer com as demandas do setor", diz Kátia Abreu.

BANCADA RURALISTA NO SENADO FEDERAL
No Senado, onde a bancada é mais reduzida, os líderes ruralistas esperam o reforço de candidatos de peso, como o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), e dos deputados Abelardo Lupion (DEM-PR), Waldemir Moka (PMDB-MS) e Dagoberto Nogueira (PDT-MS), além da jornalista Ana Amélia Lemos (PP-RS). Na Câmara, o reforço deve vir de presidentes e dirigentes de sindicatos rurais. As novas estrelas podem ser o ex-vice-governador Rogério Salles (PSDB-MT), o megaprodutor rural Eduardo Moura (PPS-MT) e o presidente da federação de Goiás, José Mário Schreiner (PP).

Obs: O Lupion é ficha suja!!! ( destaque nosso)

Pré-candidato ao governo do Paraná, o senador Osmar Dias (PDT-PR) atribui as dificuldades em aprovar a reforma do Código Florestal ao tamanho reduzido da bancada ruralista. "Mas o setor despertou, entendeu que o Congresso interfere na vida diária dos produtores", diz. "As cooperativas também acordaram que, sem representantes, perdem espaço econômico e político. Por isso, vão nos ajudar", afirma o senador ruralista.

FONTE: http://www.canaldoprodutor.com.br/comunicacao/noticias/bancada-ruralista-pretende-dobrar-de-tamanho-com-doacoes-de-cooperativas

MINHA MODESTA OPINIAO......
CANDIDATO A PRESIDENTE: A bancada não apóia formalmente nenhum candidato à Presidência da República, embora analistas apontem tendência favorável a JOSÉ SERRA (PSDB) em razão da suposta tolerância das candidatas Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) cominvasões de terra, não haverá apoio nem retaliação.
GOVERNADOR: O candidato Osmar dias é ruralista, mas esta apoiando o PT, nesta eleição, por outro lado o ex-prefeito de Curitiba BETO RICHA, tem como vice FLAVIO ARNS, é um exemplo de honestidade, com os últimos escândalos do PT, ele saiu do partido.
CANDIDATOS AO SENADO: Roberto Requião (PMDB), Gleisi Hoffmann (PT), Ricardo Barros (PP) e Gustavo Fruet (PSDB). Para senador tá difícil!!! O REQUIÃO esta defendendo a bandeira do agronegócio, mas eu particularmente acho ele um grosso!!

CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL DA BANCADA RURALISTA QUE TEM FICHA LIMPA:
ALEXANDRE KIREEFF
REINHOLD STEPHANES
MOACIR MICHELETTO
LUIZ CARLOS HAULY
Com os deputados federais nao dá para errar!!!






Pessoal sei que é um saco escolher seu candidato quando há vários, por isso fiz este resumo básico para vocês conhecerem o trabalho que esta sendo feito em nosso nome e defendendo os nossos interesses!! Por isso vmos tomar o cuidado de cruzar as informações e fazer a seguinte equação:
CANDIDATO QUEVC CONHECE+FICHA LIMPA + BANCADA RURALISTA + SER DO NOSSO ESTADO =BOA OPÇÃO!!

Não é muito fácil, mas vamos tentar aumentar nossa representatividade e força política!!!

Tatiana Cirino

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

C.A.R.N.E.I.R.A.D.A.



Vamos lá meninas.....
Vamos participar deste evento!!! a Iracema disse que poderemos
falar sobre a associaçao na carneirada!!!! Estamos organizando
uma banda tambem!!! Vai ser muito legal....Haverá um mini leilao
para vender o que sobrou no outro, por isso quem não foi pode ir neste.

Eu e a Lilian estamos ajudando....já ta quase tudo pronto...
o problema continua sendo publico, por isso quem puder ir, ou vender
os convites vai ser otimo. Vai ser baratinho, mas ainda nao ta definido o preço.

BOA + AMIGOS + DIVULGAÇÃO + MUSICA + LEILÃO = DIVERSÃO COM
COMIDA DA AER BOA FILANTROPIA!!


O QUE É O CENTRO DE APOIO??
O centro de apoio esperança, alberga familiares de pessoas que tem câncer,
são pessoas de outras cidades que acompanham seus familiares, é uma instituiçao solida
e a diretora é ligada ao meio rurale um exemplo de batalhadora e lider.
É uma instutuiçao que prima por dinamismo
onde não há espaço para desesperança, burocracia ou politicagem!!!

Tatiana Cirino

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CONCEITOS A SEREM PRESERVADOS:

ASSOCIATIVISMO: um grupo de pessoas ou de entidades em busca de interesses comuns, sejam eles econômicos, sociais, filantrópicos, científicos, políticos ou culturais.

Para alcançarem seus OBJETIVOS, necessitam, também, de confiança, cooperação, ajuda mútua, o que nos remete ao conceito de capital social. Assim, as associações, e a forma como reúnem seus objetivos, mesmo que não sejam lucrativos, devem adotar métodos de trabalho que estimulem o fortalecimento do capital humano e social, favorecendo sua forma de organização e motivação das pessoas envolvidas.

Valores do cooperativismo: ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade, solidariedade, e valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelo seu semelhante.

Democracia vem da palavra grega "demos", que significa povo e "kracia", que significa governo. Nas democracias é o povo quem detém o poder de governar e exerce esse poder por meio da escolha de seus representantes.

Promover o desenvolvimento diz respeito a fazer escolhas e decidir sobre o futuro das pessoas. Quem possui autoridade, representatividade e legitimidade para decidir sobre isso????

O desenvolvimento é uma tarefa de todos, pois o sentido do desenvolvimento é a qualidade de vida das pessoas.

O conceito de empreendedorismo vem sofrendo constantes inovações. Ainda relacionado a práticas pró-ativas e inovadoras, gradativamente se abandona uma visão reducionista do empreendedorismo associado exclusivamente ao exercício de uma atividade econômica e se passa a lhe associar a qualquer atividade humana.

Planejamento Participativo e Gestão Compartilhada

Vivemos em um país de cultura estatista. A maioria pensa que as assim chamadas “políticas de desenvolvimento” são uma responsabilidade exclusiva do Estado. Entretanto, ao observarmos experiências bem sucedidas de desenvolvimento, descobrimos que na maioria dos casos existe um elevado nível de cooperação e parceria entre Estado, Mercado (entendido aqui como o conjunto dos agentes econômicos) e Sociedade (entendida aqui como o conjunto das organizações sociais, de todo tipo).

A intervenção do Estado ainda que necessária, imprescindível, insubstituível mesmo, não é suficiente para promover o desenvolvimento.

Para obter um alto nível de participação, é preciso adotar estratégias de planejamento e gestão compartilhada do processo de desenvolvimento. Tais estratégias permitem, através da experiência prática, o aprendizado necessário para que ela seja capaz de identificar potencialidades, oportunidades, vantagens comparativas e competitivas, problemas, limites e obstáculos ao seu desenvolvimento, a partir dos quais poderá escolher vocações, estabelecer metas, definir estratégias e prioridades, monitorar e avaliar resultados, enfim, a capacitação requerida para planejar e gerenciar, de forma compartilhada, o processo de desenvolvimento. E isto só é alcançado quando a participação de cada pessoa, com seu conhecimento, suas idéias e sonhos é ouvida, respeitada e levada em conta para a realização do objetivo comum.

As estratégias de planejamento e gestão compartilhada, por serem participativas, contribuem para o crescimento do capital humano e do capital social, ampliando as possibilidades de empoderamento da população local e facilitando a conquista da boa governança, que são algumas das condições necessárias para o desenvolvimento sustentável.


capital humano:O desenvolvimento exige o crescimento das habilidades, conhecimentos e competências das pessoas, o que tem sito conceituado como “capital humano”. Quanto maior o capital humano, melhores as condições de desenvolvimento, sendo cada um dos integrantes do grupo ESPECIAL E NECESSARIO.


LILIAN MIRANDA

Empreendedor social

Empreendedor social é uma pessoa com perfil de provocar mudanças visando melhorias sociais, ambientais e econômicas em seu meio; o objetivo é gerar ganho em qualidade de vida num sentido mais amplo, que não isola questões sociais de ambientais e econômicas.


Empreendedores sociais são os reformadores e revolucionários, mas com uma missão social. Eles realizam mudanças fundamentais na forma como as coisas são feitas no setor social. Suas visões são arrojadas. Eles atacam as causas básicas dos problemas, ao invés de apenas tratar os sintomas. Eles muitas vezes reduzem as necessidades ao invés de apenas identifica-las!!!!

Eles buscam criar mudanças sistêmicas e melhorias saudáveis. Ainda que possam agir localmente, suas ações têm o potencial de estimular melhorias globais nas suas áreas escolhidas de atuação: rural , desenvolvimento econômico, meio ambiente, saúde ou qualquer outro campo do setor social.

Eu sou um empreendedora social e convido todos a serem tambem!!!
Vamos ajudar e fazer a diferença, com visões arrojadas e participativas.

Tatiana Cirino

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

DIREITO AMBIENTAL: RESIDUOS SOLIDOS

O presidente Lula sancionou em02/08 a lei que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos no país. É um marco na história do país. Não por acaso passou mais de 20 anos tramitando no Congresso Nacional!!!!!
Afinal, estabelece como princípio que a sociedade é responsável pelo lixo que produz. Também faz a diferença entre o que é resíduo (aquilo que pode ser reciclado ou reaproveitado) e rejeito (o que não se reaproveita).

PREFEITURAS:
As prefeituras terao que ACABAR COM OS LIXÕES MUNICIPAIS!!! E para isso terão um prazo curto. Mas é fundamental que os consumidores finais ( NÓS!!) SEPAREM O LIXO EM CASA.

RECICLADORES:
Entre os méritos da nova lei, um dos maiores é a justa valorização do trabalho dos catadores de lixo. E com razão, o representante do Movimento Nacional dos Catadores de Lixo, Severino Lima Junior, disse que esses trabalhadores não querem ser conhecidos como catadores de lixo, mas de materiais recicláveis. De fato esse trabalho de vanguarda é importantíssimo para todos.

LOGISTICA REVERSA:
Outro grande mérito da lei foi a normatização da logística reversa, ou seja, quem produz produtos nao reciclaveis, estará ligado ao residuo deste produto mesmo após seu consumo, até o final da cadeia. Essa prática já é comum na Europa, mas aqui o lobby de algumas empresas tentou evitar que se tornasse lei. Com a nova lei, as empresas de agrotóxicos, por exemplo, devem adotar procedimentos para receber de volta as sobras e as embalagens vazias de agrotóxicos, às suas custas.

AGROTÓXICOS:
Esta lei veio a calhar, em especial para os agrotóxicos, já que o Brasil pode em dois anos ser o MAIOR CONSUMIDOR DE AGROTÓXICO, superando os EUA que consome em média US$ 7 bi/ano em agrotóxicos, um absurdo, a Lilian que está certa, na vanguarda rural, buscando produçao e equilibrio ecológico.

EM RESUMO: RESPONSABILIDADE PARA O FABRICANTE, PARA PREFEITURA E PARA O CONSUMIDOR.

É fundamental que todos e todas separem seu lixo e adquiram consciencia ambiental.

TATIANA CIRINO